A seleção exige que os candidatos tenham entre 25 e 65 anos na data da inscrição definitiva, ter bacharelado em direito a pelo menos três anos e experiência profissional mínima de três anos em atividade jurídica. Do total de vagas, duas são reservadas a candidatos negros e uma a candidatos portadores de deficiência. Os aprovados terão remuneração de R$ 23.577,96.
O edital de abertura prevê a realização de prova objetiva em 18 de novembro. Serão 100 questões de múltipla escolha sobre direito civil, direito processual civil, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito eleitoral, direito empresarial, direito tributário, direito ambiental, direito administrativo, sociologia do direito, psicologia judiciária, psicologia judiciária, filosofia do direito e teoria geral do direito e da política.
Além disso, haverá também prova discursiva e prática, prova oral, prova de títulos, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, e exames de sanidade física, mental e psicotécnico. Todas as etapas serão realizadas em Cuiabá/MT.
As provas discursivas e práticas serão manuscritas, divididas em dois dias subseqüentes com questões sobre os conteúdos especificados acima e na lavratura de duas sentenças, uma de natureza cível e outra de natureza criminal.
O período para realizar a inscrição será de 20 de agosto a 26 de setembro, pelo site da Vunesp. Há taxa de participação de R$ 235,77. O concurso tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação.